Quem somos

Histórico

A construção da OSSFX não surgiu por acaso e sim por providencia de Deus, foi através da entrega de um ser humano ao sacerdócio que o Padre Carlos correspondendo ao Projeto de Deus e assumindo sua missão, lançou a semente, mais tarde com gesto de humildade, amor, entregando-se a vontade de Deus a Irmã Lucina continuou os trabalhos. Este trabalho acontece há 33 anos, isto por ser um projeto não humano, mas divino.
Foi o pensamento de Deus que chamando não os capacitados, mas capacitando os escolhidos, transformaram sonhos e necessidades em realidade e dos que passaram pela Obra Social, hoje uma grande parte encontra-se bem de vida, com família estruturada, empregos que proporcionam uma boa qualidade de vida, assim demonstrando que o objetivo tem sido cumprido e com certeza Deus se alegra ao saber que tantas pessoas doam suas vidas para o bem do próximo.
Como foi dito no início o trabalho é providência Divina, providência por atender pessoas com tantas carências materiais e afetivas, que não teriam encontrado a felicidade se não existisse a Obra Social, providência por ser uma instituição com dificuldades financeiras, porém, na necessidade a confiança, fé, orações, sempre foram fundamentais e Deus sempre enviou a resposta dando soluções para os problemas.
Nenhum ser humano seria capaz de realizar o projeto sem a vontade, presença, força e mãos de Deus, é através Dele que tudo se realiza, que tantas famílias recebem a oportunidade de reconhecer a Deus, aprendem a importância da fé, do acreditar, da valorização do ser humano e cumprem o desejo de Deus, apresentado por seu filho Jesus: “ Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado”.
Contudo pensar nas atividades da Obra Social é pensar na providência de Deus, diante desta realidade todos os dias na entrada das crianças/adolescentes e jovens é realizado um grande circulo no refeitório onde todos cantam e em seguida é feita uma reflexão do evangelho do dia em consonância com a igreja, após a reflexão com mensagens voltadas para realidade do dia a dia, cada educando faz o seu agradecimento ou pedido, ao final, este momento é encerrado com a oração do “Pai Nosso” sendo uma oração universal e respeitada por todas as crenças.
Após as atividades, ou seja, antes do almoço para turma da manhã e antes do café para turma da tarde é realizado o círculo novamente onde faz a oração da providência de Deus e de agradecimento pelo dia.
No início de cada atividade o educador aborda o evangelho e a reflexão que foi feita, reforçando o que foi falado no momento da oração, todas as atividades convergem para os valores que não podemos esquecer, se queremos ser bem sucedidos na vida, existem as atitudes e palavras que não devemos fazer, como: “brigas, palavrões, desrespeito com o próximo, etc...”.
Na última quarta feira do mês é realizada a Santa Missa, para coroar o mês e rezarmos pelos nossos aniversariantes, benfeitores, parceiros e por todas as pessoas que são atendidas pela Obra Social e aquelas, que estão de alguma forma envolvida para que o trabalho seja bem sucedido. No período contrário ao da missa realizamos a oração do terço, para meditarmos nos mistérios da vida de Jesus no meio de nós e pedir sempre a intercessão de Nossa Senhora.
Mensalmente é realizada a reunião de pais que se inicia com um canto, leitura da Bíblia e reflexão da palavra de Deus com base na realidade das famílias e sociedade.
Dia a dia podemos perceber de forma muito clara e visível à providência de Deus nesta Obra que nasceu primeiro no coração do Pai e que sabemos que sem a sua graça nós não existiríamos, sendo chamados por Deus, cada um tem a consciência que temos uma missão e todos os dias às 12 horas nos reunimos na capela para pedir a Deus a graça para correspondermos a essa missão, para que sejamos dóceis à ação do Espírito Santo que é o paraclito e o educador das almas.


 

voltar para OSSFX