Atividades Pedagógicas




ARTESANATO: Visa desenvolver habilidades psícomotoras nas crianças, adolescentes e jovens descobrindo assim talentos e criatividades existentes em cada um. Através de técnicas como dobradura de papel, pintura e acabamento, sucata, recorte e colagem de papel de diversas texturas, o participante poderá confeccionar vários trabalhos sobre os temas que serão abordados no decorrer do ano. A teoria se baseia em: Noções das diversas técnicas a serem aplicadas; Noções de pintura e acabamento; Noções gerais de higiene pessoal e de ambiente; Decoração e acabamento de peças confeccionadas; Origami e Kirigami; Confecção de velas; Confecção de cartões bordados, de quilling, cartões florais; Peças de bisquit; Tricô/Crochê; Bordado; Costura.

 

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BRINQUEDOTECA: Os brinquedos e os jogos trazem experiências inovadoras a vida da criança e ensinam que aprender e resolver problemas pode ser divertido. Compartilhar brinquedos e jogos com outras crianças é um grande passo para construção da solidariedade. É brincando que a criança liberta suas fantasias, constrói suas esperanças e se transforma em um ser carinhoso e amável. Brincar é compreender que o mundo está cheio de boas oportunidades e que basta ter força de vontade para conseguir enfrentar as dificuldades da vida sempre. A brinquedoteca é direcionada às crianças dos grupos I ao III, que compreende as idades entre 06 a 10 anos.

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FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ: Está baseada no sentido da vida, nas razões do existir e do estar no mundo, bem como as propostas da vida que surgem da descoberta de Deus. Apesar de respeitar o pluralismo religioso da comunidade a Obra Social traz para a realidade do dia a dia alguns temas e momentos fortes vivido pela igreja como: semana santa, missa, pessoas que viveram intensamente a fé e que foram elevados como santos, pertencentes ao calendário católico e a campanha da fraternidade que sempre está voltada à assuntos pertencentes a atualidade. Os conteúdos das atividades compõem-se dos valores fundamentais da vida humana como: verdade, justiça, discernimento, liberdade, autenticidade, honestidade, solidariedade, amor, paz, responsabilidade, alegria, fé em si e em Deus. Contudo, a proposta metodológica atinge desde rodas de conversa com a turma ou em grupos pequenos, a utilização de leituras e escritas de textos, músicas, fitas de vídeo, desenhos, dinâmicas, debates, etc. Objetivando a expressão de idéias e possibilitando que cada educando possa ser crítico diante das situações que aparecem e que sejam capazes de participar da sociedade como cidadãos cumprindo seus deveres e alcançando seus direitos.

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EDUCAÇÃO FÍSICA NUM CONTEXTO LÚDICO E FORMATIVO: A Educação Física na Obra Social tem como objetivo central trabalhar os quatros pilares da Educação baseada nas idéias de Gotani, ou seja, aprender a ser: cooperativo, participativo; aprender a conhecer: a si mesmo e sua realidade; aprender a fazer: pensar, planejar, decidir, executar e avaliar em equipe; aprender a conviver: em grupo, interagir e a diversidade cultural, valorizando a individualidade de cada participante respeitando sua cultura seu nível sócio-econômico dentro das muitas realidades existentes em nosso país. Também tem como interesse beneficiar todos os alunos buscando na prática da atividade física, através da prática de esporte envolvendo jogos como: Futebol, handbol, voleibol entre outros. Valores, atitudes, respeito, responsabilidade entre os participantes havendo um diálogo como forma de mediar conflitos e fortalecer a integração, a reflexão, o relacionamento entre professor e aluno.

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ESTÍMULO ESCOLAR: Cria condições teóricas e práticas para às crianças/adolescentes desenvolverem se cognitiva e emocionalmente, percebendo sua dificuldade e sendo incentivado a supera-la gradativamente, através de pequenos projetos que envolvem leitura, escrita, raciocínio lógico/abstrato, habilidades artísticas (pintura, colagem, dobradura, teatro etc...), como também não deixamos de ensinar a postura física e verbal dos mesmos. Objetivo específico por faixa etária Grupos: I e II (06 a 09 anos) Dar condições para que as crianças desenvolvam-se gradativamente, dentro do seu ritmo; Proporcionar momentos de transformação do aprendizado, através de atividades que provoquem a criança a aprender aquilo que lhe parece difícil; Construir junto à criança conceitos sobre valores, higiene, leitura e escrita entre muitos outros. Grupos: III e IV (10 a 11 anos) Desenvolver o gosto pela leitura, e pela escrita, dramatização (teatro de fantoches) artístico. Através da literatura e histórias, trabalhar as virtudes ajudando à criança a compreender algumas qualidades essenciais à formação ética de cidadão (formação moral), transformar o abstrato em concreto; Iniciação a pintura de tecido para crianças e adolescentes a partir dos nove anos; A atividade visa o desenvolvimento da criatividade e da técnica da pintura tendo contato com vários materiais como: pincel, tintas, suporte, telas e tecidos; Objetivos: Possibilitar as crianças e adolescentes o contato com prática do fazer artístico, permitindo o desenvolvimento de talentos naturais presentes no segmento social á margem de formações especificas; Desenvolver a coordenação motora fina e visual (observação de cores). Grupos: V e VI (12 a 14 anos) Atender as reais necessidades dos adolescentes, através da preparação e estruturação de projetos que contempla temas variados (drogas, gravidez na adolescência, família, regras, sexualidade, etc), fornecendo informações concretas que os ajude no dia-a-dia; Desenvolver o gosto por atividades teatrais.

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INFORMÁTICA:Possibilita o contato das crianças e adolescentes com a moderna tecnologia. Com os grupos das crianças de 6 a 8 anos grupos I e II o Educador trabalha a educação em informática através do manuseio do computador utilizando-se da internet sites educativos  com joguinhos e atividades pedagógicas. A interação com o computador por meios de jogos educativos, o acesso a programas que possibilitam a execução de tarefas de maneira mais rápida e eficiente como os editores de texto, ícones coloridos, interfaces intuitivas que estimulam a curiosidade e principalmente o processo de ensino/aprendizagem das crianças, dado pelo contato com as palavras representadas pelo hipertexto. O fato de o computador representar um conjunto de facilidades contribuiu para atrair os alunos para as aulas de informática.

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PSICOLOGIA:A partir de uma visão integral do ser humano, o atendimento psicológico entende que saúde não é apenas a ausência de doenças, mas também uma melhor qualidade de vida. Com ênfase no atendimento das crianças, adolescentes e jovens sendo extensivo aos seus pais e funcionários da Instituição, têm-se realizado a psicoterapia individual e ludoterápia, através de sessões agendadas de acordo com a necessidade de cada paciente, tendo a média de 50 minutos cada sessão, conforme a necessidade as sessões são semanais ou quinzenais. A procura tem sido intensa com nível de absenteísmo muito baixo, o que demonstra o grau de importância sentido pelas pessoas que buscam na Psicologia orientação e auxilio em seus problemas emocionais. Psicóloga: Carla Rúbia Pereira CRP - 06/52916 - 1 Psicóloga com especialização em Psicossomática.

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INTEGRAÇÃO: FAMÍLIA, ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS:Ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social, tendo por perspectivas o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Disponibilizar a equipe multidisciplinar e os educadores para o acompanhamento psico-sócio-pedagógico da criança e do adolescente junto com a família; Promover encontros mensais com pais ou responsáveis, para despertar na família o valor dos filhos, a necessidade da valorização à vida familiar, desenvolver a prática do diálogo em família. Realizar atendimento individual a família na entidade e através de visitas domiciliares conforme necessidade; Atuar com todos os profissionais visando a conscientização, senso crítico e a prática da cidadania; Envolver os pais e/ou responsáveis nos eventos da Entidade, visando a integração entre crianças/adolescentes, pais e equipe de profissionais; Proporcionar aos familiares o acesso as atividades desenvolvidas por seus filhos; estimulando-os a acompanhá-los; em um trabalho conjunto na educação de seu filho, sendo assim é realizada visitas nas escolas para o acompanhamento devido durante todo o ano.

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